21 de set. de 2011

Tipos de vídeos que todo RP deve conhecer



Os vídeos só servem como materiais de comunicação efetivos se estiverem contidos no planejamento de comunicação. São ferramentas de comunicação que se forem utilizados isoladamente de uma estratégia maior reduzem seus efeitos, ou até mesmo, não atingem os objetivos pretendidos. Se pensarmos em uma estrutura de planejamento de comunicação, os vídeos corporativos serão as ações dentro da estratégia. Ele deve estar inserido em um contexto. Por isso, o profissional de relações públicas competente deve ter consciência para usar adequadamente esse poderoso recurso de comunicação. Para cada tipo de ação existem formatos de vídeos que atendem a necessidades específicas. (Leia o post sobre Barreiras da Comunicação). Listamos abaixo os principais tipos de vídeos presentes em uma corporação que um profissional de RP deve conhecer. Eles não são os únicos, nem a própria nomenclatura é a mesma dependendo da empresa e região. Mas um bom conhecimento das características e dos benefícios de cada formato pode auxiliar o RP na escolha mais adequada e até mesmo a criar novos formatos.

Vídeo Fala do Presidente  
Vídeo onde o presidente dirige a palavra aos públicos da instituição. Seja um boas-vindas aos novos funcionários, um comunicado de mudanças, uma declaração em momentos de crise ou mesmo algum posicionamento para acionistas. O importante é a presença e a fala do principal dirigente. 





Vídeo Conferência

Muito usado para reuniões. Mundo globalizado. Profissionais viajando e trabalhando em várias partes do mundo. Um recurso que está sendo muito usado, e graça a dificuldade de mobilidade urbana tem tendências de maior de crescimento.






Vídeos para TV corporativa 
É um canal exclusivo da empresa. Com conteúdo pensando para entreter, informar e educar os públicos da organização. Uma das características é que o conteúdo não pode ser muito longo. Mesmo porque, os funcionários têm outras atividades durante o trabalho. Deve ter um formato de noticiário. Isso quando não estiver tratando de publicidades dos produtos da empresa. Não pode haver excessos de informação. Deve ser claro, objetivo e atraente. Linguagem apropriada de acordo com o público. Maior tempestividade - informação certa, na hora certa.



Vídeo Treinamento 
É uma forma moderna de passar conteúdos. O próprio nome já é bem explicativo. O objetivo é treinar os funcionários para algum trabalho específico. Por isso, a presença de um especialista neste tipo de vídeo é essencial. Geralmente é um tipo de vídeo que o público assiste na companhia de outros colaboradores e um coordenador. Acompanha também um manual, apostila ou texto.



Vídeo de Integração 
Esse vídeo busca, como o próprio nome já diz, inserir os novos funcionário sobre o que é a empresa. Seus valores, missão, visão, processos, benefícios, os produtos e serviços, os canais.





Vídeo motivacional 
É uma maneira de buscar atingir os públicos internos através de aspectos emocionais.








Vídeo de segurança no trabalho e qualidade de vida 
Objetivo é prevenir acidentes e doenças. É um vídeo que busca diretamente influenciar o comportamento dos funcionários para garantir a segurança individual e coletiva. Dentro deste tipo estão também os vídeos educativos. Buscam informar os funcionários sobre a prevenção de doenças, qualidade de vida etc.





Vídeo mural eletrônico 
Cada vez mais usados graças aos avanços tecnológicos e acesse facilitado aos meios de comunicação. Transmite as principais informações como eventos, prêmios, notícias, oportunidades etc. Tudo o que é possível estar em um mural tradicional. A diferença é que é digital. Geralmente não possui áudio. É um vídeo não só para comunicação interna, mas tem atingido também os públicos externo. É o caso do metro e ônibus, por exemplo.



Vídeo depoimento 
Uma personalidade, seja ela um funcionário da empresa ou o próprio presidente, dando seu depoimento sobre determinado assunto. Muito usado na técnica de Storytelling e nas memórias institucionais.





Vídeo competitividade criatividade 
Vídeo que visa estimular o intra-empreendedorismo, ou seja, incentivar a criação de projetos inovadores dentro da empresa. É uma forma de abrir o espaço para que os colaboradores contribuam com suas ideias.





Comerciais publicitários
Visa divulgar um produto ou serviço para o público externo. Geralmente circula em grandes meios de comunicação. Seu objetivo principal é estimular o consumo.







Vídeos promocionais 
Geralmente divulga uma linha de produtos ou serviços, ou divulga a própria empresa. Mas a ideia é atrair a atenção através de diferenciais como, por exemplo, se determina linha de produto é adquirida o cliente concorre a uma viagem ou ganha um brinde, ou qualquer outro agregado que venha além do produto ou serviço em si.





Vídeo manual 
É um manual de funcionamento do produto, só que é em vídeo. Apresenta como utilizar, conservar e as características de determinado produto.






Catálogo Eletrônico 
Como o catálogo de produtos de papel, só que digital. Mostram os produtos, seu funcionamento, suas características. Tudo de maneira interativa. É uma forma de estimular o consumo através do dinamismo das imagens, recurso que vai além do quem propõem o catálogo convencional.




Digital Signage
Uma técnica que utiliza o vídeo em locais públicos para divulgar, informar ou apenas distrair. Quando usado para promover um produto ele é colocado no próprio ponte de venda. É, por exemplo, um vídeo mostrando como se maquiar no próprio ponto de venda de produtos de maquiagem.




Vídeo Institucional 
Esse, muito mais complexo, visa atingir os mais variados públicos. Não é um produto ou serviço que fica evidenciado, mas sim, a organização como um todo. Quer transmitir os valores da organização

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code