19 de mar. de 2012

Campanha eleitoral se faz em 4 anos!


Uma área pouco explorada pelos profissionais de Relações Públicas é a política. Muitos jornalistas e publicitários já trabalham nas campanhas e na comunicação de mandatos, mas RPs não tem uma grande participação nessa área. Se formos pensar bem, o profissional de RP pode desenvolver uma carreira brilhante como assessor. A maioria das grandes áreas de estudos das Relações Públicas são requeridas neste tipo de trabalho. Oficialmente no Brasil as campanhas eleitorais tem duração de cerca de 3 meses. Para um candidato novato esse período é o máximo de tempo que ele terá para se promover e ganhar uma eleição. Mas para o candidato que já está em um cargo a campanha eleitoral tem que ser feita em 4 anos. Claro que não é a campanha "vote em mim" em todo esse tempo. Até porque ficaria muito chato um candidato pedindo seu voto o tempo todo, além de ser ilegal, mas o relacionamento com os eleitores, com o partido e com os demais parceiros deve ser feito durante todo o período de mandato. Daí uma comunicação planejada e efetiva que equilibra os interesses da população, e dos diversos stakeholders com os do político. Aquele candidato que tem, durante todo seu mandato, uma equipe profissional de comunicação tem uma chance grande de obter ótimos resultados nas urnas. E a energia desprendida nos 3 meses de eleições será focada e fundamentada em uma relação já construída por mais de 3 anos.
Para isso, o RP, tanto na campanha eleitoral como no mandato, deve buscar uma aproximação entre a identidade e a imagem do político. Desta forma, o que prevalece no trabalho do RP é a transparência. O povo não é burro. Mentiras não colam. Ou o candidato é ético com um plano de governo sério, ou um dia a máscara cai. Veja o Collor que construiu uma identidade na campanha contra o Lula em 89, e após ser eleito mostrou ser outra pessoa. Bloqueou as poupanças e sua popularidade caiu drasticamente. Tanto que sofreu um impeachment. A tendência com as novas mídias é de que cada vez mais as pessoas busquem se informar sobre os candidatos. Com uma identidade sólida e ética os profissionais de comunicação só tem o trabalho de refletir essas características à imagem.
O desafio é muito grande. Ser um RP de político não é tarefa nada fácil. Mas, com certeza, é uma área que só tende a trazer benefícios profissionais. É como meu pai falava, "quem aprende dirigir em um fusca, dirige qualquer carro". Talvez o mesmo ditado sirva para nossa profissão.

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