Uma das questões que o profissional de comunicação deve lidar nas organizações é o excesso de informação. As novas mídias digitais somadas aos canais tradicionais de informação geram uma avalanche de conteúdos cada vez maior. Muita informação tende a deixar a atenção das pessoas dispersas. O nível de efetividade da comunicação diminui. A questão é como o profissional de comunicação deve lidar com o excesso de informação dentro das organizações?
Trabalhar este excedente de informação, em uma visão simplória, seria alinhar os conteúdos com os objetivos organizacionais. O profissional precisa selecionar, tratar e distribuir as informações. Todas as etapas devem ser sustentadas pela relevância dos conteúdos para os públicos e para a organização. O jogo sempre tem duas partes. O público deve estar tão envolvido quanto à organização.
As diretrizes e valores organizacionais devem estar claros para o profissional de comunicação. Isto servirá de alicerce para um plano estratégico de comunicação que gere ferramentas para auxiliar a seleção e o tratamento das informações. Não se trata de uma receita de bolo, pois cada organização vive uma realidade diferente, com princípios diferentes. Mas o mecanismo de cuidado com os conteúdos segue uma linha lógica de seleção e tratamento. A seleção baseia-se na relevância que cada informação terá nos públicos e para a organização. Ou seja, o grau de impacto do que será veiculado. Com os conteúdos em mãos é preciso tratá-los. A informação precisa chegar de maneira clara. Deve envolver os públicos.
Com uma boa base estruturando os processos de comunicação, o profissional será capaz de fornecer conteúdos relevantes aos públicos e alinhados aos princípios organizacionais.
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