Você conhece todos os meios de
comunicação que são ou que podem ser utilizados nas organizações? Eles estão
bem claros e organizados em sua mente para que você possa pensá-los no momento
de planejar a comunicação? Este é um diferencial do profissional de comunicação
e daqueles que agem intuitivamente. O profissional conhece todas as ferramentas
que estão a sua disposição, como usá-las e qual é o efeito de cada uma delas.
Desta forma ele pode escolher o meio de comunicação mais adequado para cada
necessidade e assim aumentar significativamente as chances da comunicação de
uma organização ser efetiva.
Vamos classificar estes meios de
comunicação de forma didática somente para termos um referencial na hora de
pensar quais meios temos a nosso favor. Em outros posts vamos detalhar melhor
cada grupo de meios de comunicação e seus efeitos.
O profissional comunicador pode
classificar os meios de comunicação em:
Orais – que podem ser diretos, como
uma conversa, diálogo, entrevista, reunião, encontros, palestras, ou indiretos,
como telefonema, a teleconferência, rádios, alto-falantes etc.
Escritos – que são os materiais
impressos que circulam dentro e fora da organização, como cartas, circulares,
jornais, panfletos, quadro de avisos, relatórios, revistas etc.
Pictográficos – mapas, desenhos,
fotografias, pinturas, diagramas etc.
Escrito-pictográficos – como o
próprio nome diz, seria uma mistura das características do escrito e do
pictográfico. Exemplo: cartazes, gráficos, filmes com legendas etc.
Simbólicos – bandeira, luzes, insígnias,
sirenes ou outros sinais sonoros com significados. Como o nome diz são todos os
símbolos, elementos que apresentam significado aos receptores.
Audiovisuais – são as produção de
vídeos que circulam pela organização. Nos já fizemos um post chamado vídeos que
os RPs devem conhecer que classificam os vídeos nas organizações e explicam
melhor as características de cada um. Deem uma lida no post. Ele traz a
classificação dos vídeos que a Emiliana Ribeiro, orientanda do Prof. Paulo
Nassar, apresentou em seus trabalhos.
Telemáticos – são os que se
utilizando das tecnologias da informática. Intranet, correio eletrônico,
telões, telefones celulares etc.
Lembrando que essa classificação é
apenas didática para facilitar a compreensão e a organização dos conceitos em
nossas mentes. Desta forma podemos com mais facilidade “buscar” as
características dos meios que são mais adequadas a cada situação no trabalho de
comunicação nas organizações.
*Foi usado como referência o livro Planejamento de Relações Públicas na
Comunicação Integrada, da Professora Margarida Kunsch.
0 comentários:
Postar um comentário