Ser sustentável significa viver a
vida de uma maneira completamente diferente de como vivemos hoje. É necessário
mudar completamente nossos hábitos de vida e principalmente de consumo. Mas
para que mudemos nosso comportamento precisamos de novas alternativas que nos
faça sentido. Podemos dizer então que existem em nossa sociedade pessoas em
diferentes momentos com relação à sustentabilidade. Vamos tentar entender estes
momentos dividindo em 3 partes :
- Uma pequena parte está consciente de que o modo de consumo que temos hoje não é suportável pelos recursos disponíveis. Sabem da importância de re-significar os modos de produzir, consumir e agir. Produtos que supram as necessidades reais e não as criadas. De fabricantes com comprometimento com o social, ambiental e econômico. Produtos que gerem o mínimo de resíduos e que estes resíduos possam ser reaproveitados, reciclados e tornar-se matéria-prima para outras atividades econômicas.
- Outra parte tem uma visão destorcida do termo sustentabilidade e percebeu que ele agrega valor. Desta forma o utiliza para gerar proveito próprio ou econômico sem se preocupar em mudar de fato seu modo de produção e a relação com a sociedade. Está preocupado em gerar mais lucro. O que se chama de GreenWash*.
- É a grande maioria da sociedade que acaba não recebendo informações sobre o tema ou quando recebem entendem muito pouco sem perceber a dimensão do que é sustentabilidade nem mesmo como reproduzi-la na prática. O termo para estas pessoas ainda não faz sentido completo.
*GreenWash é uma expressão que vem do inglês e que se refere a prática de uma comunicação falsa sobre a sustentabilidade. Basicamente é quando a organização ou indivíduo não tem uma prática de fato sustentável, mas comunica a sociedade dizendo que tem para agregar valor a si e para sua marca. É a propaganda verde enganosa.
0 comentários:
Postar um comentário