Este é o assunto do momento no universo
da comunicação. As mídias sociais têm provocado mudanças em grande velocidade
no que tange a forma como a informação está circulando. Neste contexto, as
organizações precisam entender que não é decisão delas participarem ou não das
redes sociais. Quem decide são os consumidores. Se alguém gosta ou não de
um produto ou serviço ele vai para a internet e fala o que está sentindo. O
que as empresas podem decidir é se vão ou não fazer a gestão de sua marca na
internet. Mas que elas estão presentes lá isso não tenha dúvida.
Se for para fazer a gestão da marca
nas redes sociais o modo de pensar na comunicação nestes meios não pode ser o
mesmo que o das mídias tradicionais. Existem assimetrias nas mídias sociais que as diferencia das demais. Vamos destacar aqui três assimetrias principais:
assimetria de atores, de objetivos e de meios.
Assimetria de atores: Nas mídias tradicionais os produtores de informação são bem
determinados. Os jornalistas e as grandes mídias tinham o domínio da
informação. O que era veiculado era o que eles determinavam. Nas redes sociais
os geradores de informações podem ser qualquer pessoa. Olha o caso do ataque ao
esconderijo do Bin Laden. Um morador da região avisou sobre o que estava acontecendo
pelo Twitter. Ou o caso do avião que caiu no rio Hudson onde um operário de uma
balsa também descreveu o que estava acontecendo pelo Twitter no momento da
queda do avião. Desta forma, a informação pode ser gerada em qualquer lugar por
qualquer pessoa e muitas vezes os conteúdos das redes sociais é que estão
pautando os conteúdos das mídias tradicionais.
Assimetria de objetivos: Uma empresa tem apenas dois únicos objetivos: aumentar a
receita e reduzir custos. O restante é dourar a pílula! Para os consumidores o
objetivo é exercer suas paixões, seus afetos. Os consumidores podem usar as
redes sociais desde dar um bom dia para uma marca até outros que odeiam a
marca.
Assimetria de meios: as novas mídias são onipresentes. Hoje produzir um conteúdo não
necessita mais de um amontoado de equipamentos. Um simples IPhone produz um
vídeo e posta no Youtube que é compartilhado no Twitter e no Facebook.
Qualquer pessoa hoje pode carregar em seu bolso um meio que o conecte com o
mundo e segundos. Percebam a velocidade da geração de conteúdos das redes
sociais em relação aos meios tradicionais. Para um conteúdo ser veiculado no jornal
ou na TV é preciso uma cadeia de tomada de decisões e aprovação até que o
conteúdo chegue ao receptor.
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