23 de nov. de 2011

5 momentos que você não deve mandar um email

Enviar emails é uma ação tão constante que muitas vezes fazemos de forma tão automática que nem nos damos conta das conseqüências. É bem parecido com nosso ato de falar. Quem nunca falou alguma coisa “sem pensar” e acabou ofendendo ou se arrependendo do que disse? Com emails é a mesma coisa. Porém, nos emails podemos nos controlar um pouco mais do que na fala.
Quando enviamos um email existem fatores que podemos controlar e outros que não. Não podemos controlar de que maneira a pessoa irá receber a mensagem. Isso depende do humor dela naquele dia. Também não podemos controlar quando essa pessoa irá responder. Não podemos nem controlar se a pessoa irá ou não receber a mensagem. Vai que a empresa que envia o email está com algum problema técnico. Mas nós podemos controlar nosso comportamento ao escrever e enviar um email. Podemos decidir se iremos ou não mandar uma mensagem e também escolher o conteúdo e o momento adequado. Para tudo isso, o mais importante é Como estamos nos sentindo? Nossos afetos influenciam a comunicação. Vamos ver 5 momentos, ou melhor, 5 maneiras que estamos nos sentindo que não é aconselhável apertar o botão “enviar”.
1 - Raiva
Olha que sentimento forte e negativo. A chance dessa emoção ser transmitida no email é grande. Até mesmo porque, pela força dessa emoção a capacidade de criação é reduzida, diminui a clareza e a habilidade de julgamento racional.
2 - Impaciência
Muitos detalhes importantes são perdidos quando se escreve e envia um email com impaciência. Daí a mensagem é compreendida parcialmente pelo receptor, ficam lacunas e você tem que enviar um segundo, terceiro, quarto email. Fora os erros de português que passam despercebidos. Respire e conte até 10 se for preciso. Vai fazer uma boa diferença.
3 - Crítico
Pode parecer estranho, mas tem sempre aqueles momentos em que estamos criticando de tudo. Estamos rabugentos e exigentes demais. Enfim, uns chatos. Muitas vezes neste estado encontramos e ficamos apontando os defeitos de tudo até mesmo coisas insignificantes. Agora imagina mandar emails para todos os lados dando alfinetadas no mundo todo. Ser crítico é bom, o ruim é seu um chato. "Pega mal".
4 - Sem foco
Você está falando ao telefone com Fulano, pensando no jantar que terá com sua namorada e escrevendo um email para Ciclano... Não é legal! A concentração é importantíssima em tudo o que fazemos. Não só escrevendo, mas em tudo mesmo. Qualidade não é um diferencial, é uma obrigação. E é muito difícil tem qualidade sem concentração e dedicação.
5 - Cansado
Quando estamos cansados diminuímos muito nossa capacidade de argumentação. A receita nesse caso é tomar um cafezinho ou deixar o email para outra hora. Uma mente descansada rende muito. Descanse!
Podemos pensar “Ah! É apenas um email. Que mal tem?”. Os emails fazem parte de nossos fluxos de comunicação. Falam muito sobre nós, nosso compromisso com o que estamos escrevendo, com nosso conhecimento sobre o que estamos dizendo. Com os erros, aos poucos sua imagem profissional vai sendo prejudicada. As vezes somos ótimos Relações Públicas dos outros, mas de nós mesmos, não. Como diria Vovó “Casa de ferreiro o espeto é de pau”.

1 comentários:

Zelão Honorato disse...

Imagine enviar emails com piadinhas e sem querer manda ao chefe. Furada... Criar uma lista de contato!!!! Vivendo e aprendendo...kkkkk

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code