Uma característica importante que se deve levar em conta ao
pensar sobre questões ligadas a relacionamento é o Capital Social.
O Capital Social é uma medida de prestígio de uma
organização ou um indivíduo.
Ele aponta o quanto um indivíduo ou organização
conseguem influenciar os outros.
Este capital é formado pela soma de três
características importantes: confiança + comunicação + expertise.
Capital Social = Confiança +
Comunicação + Expertise reconhecida
Confiança – É evidente que as pessoas se relacionam
positivamente com quem elas confiam. Se há desconfiança dificilmente um
consegue influenciar o comportamento do outro. Pensando no comportamento de
compra, por exemplo, a confiança é uma variável que cada vez mais se torna um
diferencial de mercado. Muitas vezes o quesito preço é colocado em segunda
opção e outros fatores assumem a primeira posição como a qualidade,
durabilidade, todos formadores da confiança do consumidor. A confiança está
relacionada a formação do Branding.
Comunicação – Está é a base do relacionamento. Sem
comunicação não há trocas, e sem trocas não há relacionamento, sem
relacionamento não existe capital social. O fator confiança também é formado
pela comunicação. Como eu vou confiar em algo se ele não responde as minhas dúvidas?
Como vou influenciar comportamentos se eu não me comunico com os públicos?
Expertise Reconhecida – Eu posso até confiar no açougueiro
do meu bairro, posso até me comunicar bastante com ele, mas ele será a última
pessoa que eu vou procurar quando estiver com um problema de saúde. O Capital
Social é determinado pelo grau de conhecimento e experiência que a pessoa ou
organização tem a respeito de determinado assunto. O especialista será quem eu
vou procurar para algo de interesse específico. E como ele é conhecedor do
assunto terá a minha confiança.
Quando você tem a expertise, se comunica com os seus públicos
e assim aos poucos conquista a confiança deles o resultado = aumento do Capital
Social
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