Enviar emails é uma ação tão constante que muitas vezes fazemos de forma tão
automática que nem nos damos conta das conseqüências. É bem parecido com nosso
ato de falar. Quem nunca falou alguma coisa “sem pensar” e acabou ofendendo ou
se arrependendo do que disse? Com emails é a mesma coisa. Porém, nos emails
podemos nos controlar um pouco mais do que na fala.
Quando enviamos um email existem fatores que podemos
controlar e outros que não. Não podemos controlar de que maneira a pessoa irá
receber a mensagem. Isso depende do humor dela naquele dia. Também não podemos
controlar quando essa pessoa irá responder. Não podemos nem controlar se a
pessoa irá ou não receber a mensagem. Vai que a empresa que envia o email está
com algum problema técnico. Mas nós podemos controlar nosso comportamento ao
escrever e enviar um email. Podemos decidir se iremos ou não mandar uma
mensagem e também escolher o conteúdo e o momento adequado. Para tudo isso, o
mais importante é Como estamos nos sentindo? Nossos afetos influenciam a comunicação.
Vamos ver 5 momentos, ou melhor, 5 maneiras que estamos nos sentindo que não é
aconselhável apertar o botão “enviar”.
1 - Raiva
Olha que sentimento forte e negativo. A chance dessa emoção
ser transmitida no email é grande. Até mesmo porque, pela força dessa emoção a
capacidade de criação é reduzida, diminui a clareza e a habilidade de julgamento racional.
2 - Impaciência
Muitos detalhes importantes são perdidos quando se escreve e
envia um email com impaciência. Daí a mensagem é compreendida parcialmente pelo receptor,
ficam lacunas e você tem que enviar um segundo, terceiro, quarto email. Fora os
erros de português que passam despercebidos. Respire e conte até 10 se for preciso. Vai fazer uma boa diferença.
3 - Crítico
Pode parecer estranho, mas tem sempre aqueles momentos em
que estamos criticando de tudo. Estamos rabugentos e exigentes demais. Enfim,
uns chatos. Muitas vezes neste estado encontramos e ficamos apontando os defeitos de
tudo até mesmo coisas insignificantes. Agora imagina mandar emails para todos os lados dando alfinetadas no
mundo todo. Ser crítico é bom, o ruim é seu um chato. "Pega mal".
4 - Sem foco
Você está falando ao telefone com Fulano, pensando no jantar
que terá com sua namorada e escrevendo um email para Ciclano... Não é legal! A
concentração é importantíssima em tudo o que fazemos. Não só escrevendo, mas em
tudo mesmo. Qualidade não é um diferencial, é uma obrigação. E é muito difícil tem qualidade sem concentração e dedicação.
5 - Cansado
Quando estamos cansados diminuímos muito nossa capacidade de
argumentação. A receita nesse caso é tomar um cafezinho ou deixar o email para
outra hora. Uma mente descansada rende muito. Descanse!
Podemos pensar “Ah! É apenas um email. Que mal tem?”. Os
emails fazem parte de nossos fluxos de comunicação. Falam muito sobre nós, nosso compromisso com o que estamos escrevendo, com nosso conhecimento sobre o que estamos dizendo. Com os erros, aos poucos
sua imagem profissional vai sendo prejudicada. As vezes somos ótimos Relações
Públicas dos outros, mas de nós mesmos, não. Como diria Vovó “Casa de ferreiro o
espeto é de pau”.
1 comentários:
Imagine enviar emails com piadinhas e sem querer manda ao chefe. Furada... Criar uma lista de contato!!!! Vivendo e aprendendo...kkkkk
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